11.11.2006

CURSO DE ETIQUETA - PROVA PRÁTICA - PRIMEIRO TESTE

O Presidente Salgueiro parece que tem andado a fazer gazeta às aulas de etiqueta e boas maneiras. Só pode. Ou é daqueles alunos com dificuldades de aprendizagem que não consegue meter nada no caco ou então anda a frequentar um curso mixuruca. No primeiro teste, no terreno, Salgueiro teve nota 2 numa escala de 1 a 20.
Aqui fica o teste.

**********

Esta semana, no Centro de Atendimento Municipal, uma munícipe, à porta do qual chorava, desconsolada, queixou-se da forma como tinha sido atendida. O Presidente não foi de modas. Primeiro por ser especialmente sensível ao sexo feminino, e então em lágrimas… e depois para não perder a oportunidade de armar espectáculo em que evidencie o seu autoritarismo, especialmente se o público lhe parecer favorável. Não a sua autoridade que essa não se exerce assim, pelo que não saberá o que é, nem tem ninguém que lho explique.
Perante esta situação, Salgueiro entra de rompante pelo Centro de Atendimento dentro, por entre espanto e bocas abertas de munícipes e funcionários, com a dita senhora pelo braço, perguntando-lhe alto e bom som: "Qual destas senhoras a atendeu mal?" "Todas" respondeu a chorosa senhora - "Todas!"
Então, o Sr. Presidente, perante tão complexo problema, cumprindo todas as normas da boa etiqueta de chefia, aprendidas não sei onde, ordenou: "Quero-as todas já no gabinete do Senhor Vereador das Obras Particulares"
Lá alinharam todas, deixando atónitos e abandonados os outros munícipes, a gozar tamanha peixeirada, sentados em pleno processo de atendimento, entre os quais o Senhor Eng. Vitor Louro, já actor de situações de rigor etiquético semelhante. A tudo isto assistiu mudo o referido vereador porque teria um requerimento, da chorosa e má de assoar senhora, em cima mesa, quase há dois meses, a aguardar despacho.

**********

O Senhor Presidente não precisará de tirar cursos em Lisboa, quando nem chá nem bom senso imperam. Independentemente da qualidade do serviço prestado pelas suas funcionárias, era bom saber que roupa suja se lava em casa. Ainda está a tempo de aprender, não deixe que lhe fuja o pé para a chinela.
Não saberá o Senhor Presidente que não se devem parar serviços para resolver conflitos? Não saberá o Senhor Presidente que deveria ter isolado a contenda antes de questionar procedimentos? Não saberá o Senhor Presidente que deveriam ser ouvidas, primeiro, em separado, as duas partes e que deveria delegar essa tarefa ao vereador do pelouro? Não saberá o Senhor Presidente que são os elogios e apenas estes que se devem dar em público, reservando para o privado os reparos?
Cursos em Lisboa, provavelmente pagos com o nosso dinheiro, para quê?

1 Comments:

Blogger bambino said...

Além da etiqueta, também há um curso de liderança, mas esse fica para ao VP tirar antes da próximas eleições.

17:55  

Enviar um comentário

<< Home